BEM VINDO !!!!!!!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Abandone o lugar de vítima

Se você acha que o mundo todo conspira contra você, que está sempre predestinado a perder ou que as pessoas à sua volta nunca levam você em conta, avalie as suas atitudes diante da vida.Provavelmente estas idéias são conseqüência do seu modo de perceber e interpretar as situações do dia-a-dia, porque você está sentindo uma vítima.Se você quer abandonar esse papel e assumir o controle da sua vida, coloque em prática estes conselhos.
1- Concentre-se nos seus valores, necessidades e aspirações ao tomar decisões.Se você priorizar o desejo de agradar aos outros, mais cedo ou mais tarde vai se sentir relegado a segundo plano e acabará culpando os outros pela sua situação.
2- Não atribua o mesmo nível de importância a tudo que você sente. Há sentimentos que são mais profundos e constantes, em geral mais positivos, e outros que surgem em certas circunstâncias, fruto do desânimo ou do medo.Todos nós temos sentimentos que nos levam a crescer e a sermos nós mesmos, e outros que nos paralisam e são destrutivos.Oriente-se pelos que são mais positivos.
3- Analise e respeite seus desejos e necessidades.Desde que não prejudique a sua saúde, o seu desenvolvimento e o seu crescimento pessoal, você tem direito de construir a sua vida como quiser e de aproveitá-la sem censuras.
4- Seja o protagonista da sua vida e decida por você mesmo, mesmo que nem sempre acerte!Se você ficar esperando para ver o "que o outro faz" para tomar decisões, nunca vai conseguir realizar o que de fato deseja, e chegará tarde ao encontro com a sua própria vida.
5- Não pergunte aos outros o que você deve fazer. Aja. Abandone progressivamente os comportamentos dependentes da opinião alheia.
6- Evite impor seu jeito de ser, seus valores ou suas idéias aos outros, e também não os julgue. Se você reconhecer que cada um precisa exercer a sua própria liberdade, e não tentar interferir nas decisões alheias, os outros também vão agir assim com você.Não permita que ninguém se ache dono da sua vida, e também não queira ser dono da vida de ninguém.
Dica
As atitudes de vítima vão se consolidando ao longo da vida como os tijolos de uma construção, e quanto mais enraizadas mais enfraquecem quem as adota. Assumindo a postura de protagonista da sua própria história e se respeitando você estará - ao mesmo tempo - se livrando de comportamentos que não trazem alegria e prejudicam o seu desenvolvimento.