As "vitrines virtuais" na internet criaram um grande e variado mercado onde quase tudo pode ser vendido ou comprado. Invista na criatividade para aumentar as suas vendas por meio de sites de comércio eletrônico.
1- Preencha o formulário do site de comércio on-line da sua preferência para se tornar um vendedor. Seja cuidadoso e honesto ao fornecer os seus dados. Geralmente os sites conferem tudo.
2- Na opção de vendas, escolha a categoria do produto que você quer oferecer. Ser claro e preciso é importante para que o seu produto seja oferecido na categoria correta.
3- Coloque um título que descreva claramente o que você está oferecendo, como "DVD Pink Floyd The Wall - Usado e Original!". Não abuse dos sinais que indicam emoções - muitos sites não permitem que eles sejam usados - para não confundir o possível comprador nem reduzir a sua imagem de seriedade.
4- Se você tiver uma câmera digital, fotografe o produto para mostrá-lo junto com os dados e permitir que os interessados vejam o que você está oferecendo. Quanto mais e melhores forem as fotos, mais fácil será vender o produto. Prefira fotos nítidas e claras às artísticas, já que o comprador quer ver bem o produto, não as suas habilidades de fotógrafo.
5- Informe as características gerais do produto e esclareça medidas, peso etc. Além disso, informe se o produto é usado ou novo. E quantos itens você tem para vender.
6- No item "descrição", informe detalhadamente as características do produto. Os detalhes, além de lhe darem credibilidade como vendedor, poderão inclinar a balança da decisão a favor do seu produto. Esclareça as condições de pagamento - se você só aceita dinheiro ou se o pagamento pode ser feito com cartão de crédito, cheque ou depósito bancário -, se existe a possibilidade de troca, como é feita a entrega e tudo que for importante esclarecer.
7- Pesquise preços de produtos similares que estão sendo oferecidos antes de fixar o valor do seu. Lembre-se de que preços muito altos espantam os clientes, enquanto os muito baixos geram desconfiança.
8- Você pode escolher o tipo de venda. Existem leilões em que os interessados fazem ofertas até uma data limite, outros com um valor mínimo que, se não for superado, o produto não será vendido, etc. Mas um dos mais utilizados é o de compra imediata (não é preciso esperar o leilão acabar). O preço pactado e aceito pelas partes encerra a transação.
9- Embora a publicação de um produto em geral seja gratuita, você pode escolher opções pagas que dão mais destaque à sua oferta.
Dica
Cada vez que você compra ou vende um produto assume o compromisso de concluir a operação. As transações feitas nesses sites se baseiam na confiança e na boa-fé da comunidade.
O sistema de qualificações feitas pelos próprios usuários permite que você identifique os vendedores e compradores corretos e educados e que fuja dos que não são. Quanto mais transações você tiver feito e quanto mais pontos positivos você tiver, mais confiança e segurança você transmitirá aos seus potenciais clientes.
Quando você faz uma transação, há uma troca de dados entre as partes. Mas você está proibido de oferecer dados de contato nos leilões. Desrespeitar essa regra pode fazer com que você seja expulso do site.