
Segundo dados da e-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, quase 10 milhões de consumidores brasileiros já realizaram pelo menos uma compra na web e, em 2007, o comércio eletrônico no Brasil registrou faturamento de R$ 6,3 bilhões em bens de consumo.
Para micros e pequenos empresários que têm a intenção de investir neste mercado, seguem algumas dicas para que não percam as oportunidades e ganhem espaço.
Você precisa de
1 - Faça uma pesquisa detalhada para descobrir e conhecer os canais onde seu público-alvo está ou utiliza freqüentemente. Diante desta informação, fica mais fácil focar as vendas;
2 - Trace planos de estratégia e de sobrevivência minuciosos. Lembre-se que nem sempre o sucesso do canal eletrônico está ligado ao bom desempenho do seu negócio. É preciso avaliar, por exemplo, se o produto comercializado pode ser enviado pelos Correios;
3 - Utilize-se de ferramentas de marketing online, como SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e publicidade online. Além de ter o custo relativamente baixo, eles democratizam a veiculação de seus produtos e serviços;
4 - Atentar para as opiniões dos consumidores em sites de conteúdo colaborativo e de reputação de loja, como o do e-bit e o BuscaPé, ajudam a construir a marca no e-commerce;
5 - Sempre que possível alinhe suas estratégias tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Uma única linguagem na hora de se relacionar com os clientes pode ser um grande diferencial;
6 - Desperte o interesse do consumidor. Ter um site conhecido e freqüentado é um fator determinante na diferença entre o sucesso e o fracasso no e-commerce. Ganhe a confiança do seu cliente;
7 - Crie a sensação de que por meio do e-commerce o consumidor terá mais benefícios do que desvantagens. Ofereça, por exemplo, uma promoção para quem compra pela internet.
Para micros e pequenos empresários que têm a intenção de investir neste mercado, seguem algumas dicas para que não percam as oportunidades e ganhem espaço.
Você precisa de
1 - Faça uma pesquisa detalhada para descobrir e conhecer os canais onde seu público-alvo está ou utiliza freqüentemente. Diante desta informação, fica mais fácil focar as vendas;
2 - Trace planos de estratégia e de sobrevivência minuciosos. Lembre-se que nem sempre o sucesso do canal eletrônico está ligado ao bom desempenho do seu negócio. É preciso avaliar, por exemplo, se o produto comercializado pode ser enviado pelos Correios;
3 - Utilize-se de ferramentas de marketing online, como SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e publicidade online. Além de ter o custo relativamente baixo, eles democratizam a veiculação de seus produtos e serviços;
4 - Atentar para as opiniões dos consumidores em sites de conteúdo colaborativo e de reputação de loja, como o do e-bit e o BuscaPé, ajudam a construir a marca no e-commerce;
5 - Sempre que possível alinhe suas estratégias tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Uma única linguagem na hora de se relacionar com os clientes pode ser um grande diferencial;
6 - Desperte o interesse do consumidor. Ter um site conhecido e freqüentado é um fator determinante na diferença entre o sucesso e o fracasso no e-commerce. Ganhe a confiança do seu cliente;
7 - Crie a sensação de que por meio do e-commerce o consumidor terá mais benefícios do que desvantagens. Ofereça, por exemplo, uma promoção para quem compra pela internet.
Dica
Ganhar a credibilidade do seu consumidor é extremamente importante. Afinal, a confiança é um dos mais importantes aspectos na hora de efetuar a compra, ainda mais em um ambiente on-line.
Ganhar a credibilidade do seu consumidor é extremamente importante. Afinal, a confiança é um dos mais importantes aspectos na hora de efetuar a compra, ainda mais em um ambiente on-line.