BEM VINDO !!!!!!!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Reconcilie-se com o passado

Às vezes nos arrependemos de uma decisão que em outro momento nos pareceu correta. E acabamos dizendo: "Se eu pudesse voltar atrás, agiria de outro modo".Quando você pensa assim, não só se enfraquece, mas também retira a energia das suas possibilidades de ação no futuro.Use este exercício para refletir e compreender em que circunstâncias e por que razões você tomou aquelas decisões.
1- Sente-se em uma cadeira, se possível em um lugar silencioso e à meia-luz. Relaxe tranqüila e profundamente.
2- Lembre-se de cada um dos momentos em que acredita ter errado na condução da sua vida. Pense nas situações em que hoje você acha que, se tivesse feito outra escolha, seria mais feliz.
3- Escolha uma situação. Respire lenta e profundamente três ou quatro vezes.Procure atingir o máximo de tranqüilidade para se lembrar e reconhecer toda a sua dimensão.
4- Procure entender aquele momento recordando o que estava acontecendo em outros aspectos da sua vida. Não omita detalhes.
5- Interprete aquele momento como se fosse uma cena de filme. Situe-o, então, em uma dimensão temporal e lembre-se de fatos anteriores.
6- Observe que condicionamentos você tinha nessas circunstâncias, o que restringia a sua liberdade de escolha, quem eram os seus modelos e companheiros. Pense também nos seus valores mais profundos daquela época.
7- Veja-se naquela situação e constate que o rumo escolhido era o único possível - mesmo com a consciência de que, se soubesse na época tudo o que sabe agora, talvez tivesse havido outras possibilidades.Esforce-se para "resolver" a questão com os recursos e conhecimentos que você tinha naquele tempo.
8- Pense que se tivesse agido de outro modo, mesmo sendo um modo que agora parece o "correto", as coisas poderiam ter ficado pior.Não tente "agir" sobre o passado. Reconcilie-se com ele.
9- Quando estiver convencido de que fez "o possível", pergunte-se o que você pode fazer a partir de hoje para ampliar sua liberdade de escolha, de percepção, de leitura da realidade e, assim, ficar mais preparado para as situações futuras.
Dica
Não é possível mudar os fatos do passado. O que você pode, sim, mudar é a sua visão sobre eles.
Aprenda e não se culpe.