Aprenda a fazer um planejamento das suas contas para ter mais controle e mais tranqüilidade.
1- Em uma agenda ou em um caderno, faça duas colunas. Em uma, escreva renda e, na outra, despesas.
2- anote na coluna de renda todas as entradas de dinheiro que você terá no mês: salário, comissões, prêmios, devoluções de empréstimos, restituição do imposto de renda e etc. Some o total e anote o valor no final da coluna.
3- Na coluna despesas, anote todas as saídas de dinheiro que você terá no mês: prestação de imóvel, aluguel, IPTU, outros impostos, serviços, transportes, supermercado, lazer, presentes, dentista, médico, roupas, calçados, etc.
4- Acrescente na coluna de despesas quanto você vai economizar no mês e destine uma quantia para imprevistos ou emergências. Some tudo e anote o valor no final da coluna.
5- Compare os totais das duas colunas. Se a coluna de renda for suficiente para cobrir a de despesas, você não terá sobressaltos durante o mês.
6- Mas se a renda não for suficiente, reduza os gastos até que as duas colunas pelo menos empatem.
7- Faça o orçamento mensalmente e cheque o andamento das contas todas as semanas para manter o controle das suas finanças.
RENDA DESPESAS
salário 100
comissão 10
restituição do IR 10
IPTU 40
serviços 10
transportes 10
supermercado 20
presente Luís 10
poupança 20
imprevistos 10
Totais 120 120
Dica
Controlar as finanças com um planejamento ajudará você a atingir as suas metas. Lembre-se de fazer isso mensalmente e de checar toda semana para acompanhar as despesas.
Mesmo que isso às vezes pareça desnecessário ou óbvio, lembre-se de que é melhor fazer este simples exercício no princípio do mês do que descobrir no final que não tem mais dinheiro, ou não saber em que ele foi gasto.