Finalmente você terminou o livro no qual vinha trabalhando há meses ou anos. Está na hora de entrar em contato com a realidade das editoras e conseguir publicá-lo. Siga estes passos e você terá mais chances de realizar o seu sonho.
1- Peça a pessoas que você respeita e admira para lerem o seu livro. Se elas sugerirem alterações, avalie se você quer e está em condições de fazê-las antes de iniciar o caminho da publicação.
2- Pesquisa se há concursos, locais ou internacionais, nos quais você pode inscrever a sua obra. Evite os que cobram taxa para participar: não costumam ser confiáveis. Sites especializados em concursos, assim como suplementos culturais de jornais, eventualmente trazem estas informações.
3- Consiga uma lista de todas as editoras atuantes no mercado que publiquem livros como o seu. Em geral, pode-se encontrar uma relação na internet ou por meio de entidades como a Câmara Brasileira do Livro.
4- Pense que editora você gostaria que publicasse o seu livro e descubra o nome dos editores que trabalham nela.
5- Envie o seu material com uma carta. Procure dar à carta um toque diferenciado e inclua os seus dados de contato. Se algum familiar ou conhecido trabalhar nessa editora ou conhecer alguém lá dentro, aproveite essa porta de entrada.
6- Se depois de um mês você ainda não tiver recebido nenhum tipo de resposta, escreva ou ligue para a pessoa para quem você mandou entregar a sua obra.
7- Considere a possibilidade de fazer uma publicação independente. Existem gráficas que realizam pequenas tiragens a bons preços.
Dica
Seja paciente. Muitas pessoas estão na mesma situação que você e os editores podem demorar a dar uma resposta.
Tente todas as possibilidades sem desanimar. Se você não fizer esforço, será difícil atingir os seus objetivos.